Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgao
Criado em 2006 (para valer como 2007), o prmio de Motor do Ano da Autoesporte praticamente se tornou territrio da alem Audi. Se na categoria at 2.0 litros de cilindrada a fabricante alem fica pelo segundo ano sem vitria aps um bicampeonato do propulsor 2.0 TFSI (2008 e 2009), entre os motores maiores a marca dos quatro anis conquistou o tetra.
O primeiro motor mais forte a ser campeo foi o 3.6 da Porsche em 2007. De 2008 em diante s deu Audi: o V8 4.2 em 2008, o V6 3.2 FSI em 2009 e o V6 3.0 TFSI Compressor no ano passado. Agora, um motor de dez cilindros vem se juntar aos irmos em 2011.
O V10 5.2 FSI que equipa o superesportivo R8 desde o final do ano passado construdo em alumnio, tem injeo direta de gasolina e rende 525 cavalos de potncia, com torque de 54,1 kgfm. Com ele atrs dos bancos, o R8 chega aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos e alcana uma velocidade mxima de 316 km/h. Antes o modelo usava o V8 4.2. J o V10 equipava apenas o Lamborghini Gallardo, que tambm faz parte do grupo Volkswagen.
O motor de dez cilindros derrotou o rival Porsche 3.8 biturbo por 66 a 59 pontos. A Porsche seria bicampe se tivesse vencido. Em terceiro lugar, trs pontos abaixo do vice, ficou outro alemo: o V8 AMG da Mercedes SLS, que tambm disputou o ttulo na categoria Carro Premium. Muito atrs ficaram o V6 3.7 do Jeep Cherokee e o turbodiesel V8 do Range Rover, com 24 e 23 pontos.
2007 - Porsche Boxer 3.6 / 2008 - Audi/VW V8 4.2 / 2009 - Audi/VW V6 3.2 FSI / 2010 - Audi V6 3.0 TFSI Compressor
0 nhận xét:
Đăng nhận xét