LANAMENTO - PEUGEOT 3008

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgao


As francesas Peugeot e Citron ainda esto aprendendo a fazer utilitrios esportivos. Comearam com o 4007 e o C-Crosser, que nada mais so do que um Mitsubishi Outlander com o leo e o double chevron na grade, na tampa traseira e no volante.

Em 2010, as duas esto trazendo uma nova fase do seu aprendizado para o Brasil. Enquanto a Citron comeou a fabricar, aqui no estado do Rio de Janeiro, o compacto Aircross, com visual aventureiro, a Peugeot foi mais discreta e est importando o atraente 3008, que mais luxuoso e segue o estilo crossover. O conceito rene a robustez de um utilitrio esportivo, o espao interno de uma minivan e o conforto de uma perua.

O logo da marca est no cap e a grade dianteira bem agressiva e vertical. Os faris ficam mais no canto, junto com os apliques de plstico, as pequenas grades cromadas e as luzes de neblina. A lateral tem linha de cintura alta e recorte traseiro das janelas com aspecto esportivo. As rodas so de 17 polegadas. A traseira limpa, alta e arredondada. O para-choque de plstico na parte inferior. As lanternas tm desenho que lembram um corao deitado, ficando parte na lateral e na tampa traseira. Esta e o para-choque abrempara lados opostos, para facilitar a colocao da bagagem no porta-malas de 432 litros (pouco para a proposta do carro).

Fabricado sobre a plataforma do 308 (que s vai chegar ao pas no ano que vem como sed 408), o 3008 tem 4,36m de comprimento, 1,83m de largura, 1,63m de altura e 2,61m de distncia entre-eixos.

O interior muito bem acabado e sofisticado. O painel tem estilo bem conservador, at demais, com o enorme console ligado ao quadro de instrumentos de mostradores individuais. O 3008 tem dois diferenciais internos. O primeiro exatamente ligado aos intrumentos: o Head Up display, uma chapa de acrlico transparente, localizada entre o topo do painel e o para-brisa, que recebe projeo do velocmetro e do limitador de velocidade, para que o motorista no desvie o olhar do trnsito. Ele sobe automaticamente assim que se liga o motor.

Outro destaque o freio de mo eletrnico. No h a alavanca tradicional no console e sim um grande boto preto atrs da alavanca de cmbio. Ele acionado automaticamente assim que se coloca a alavanca na posio P e desligar o carro ou apertar o boto. Para destravar basta colocar o cmbio na posio D e pisar no acelerador. O freio ainda fica ativado por at dois segundos caso o carro esteja estacionado em algum terreno com mais de 3% de inclinao.

Fora isso, o 3008 igual aos outros monovolumes luxuosos: bancos em couro envolventes com boa regulao, espao interno amplo, embora no muito para os passageiros mais altos, vrios porta-objetos, inclusive um refrigerado no console, tomadas de 12v na frente, atrs e no bagageiro, tima visibilidade e muito conforto. O banco traseiro rebatvel em 60-40 e a capacidade do porta-malas, j citada, sobe de 432 para at 1.241 litros do assoalho ao teto.

O 3008 chega ao mercado brasileiro com pretenses modestas (apenas 200 unidades para testar aceitao) e duas verses de acabamento: Allure, por R$ 79.900, e Griffe, R$ 86.900. O bsico j vem bem equipado, com airbags frontais, laterais e de cortina (seis no total), freios ABS (antitravamento) com EBD e assistncia de frenagem em emergncia, controle de estabilidade (ESP) e trao, alarme, o head-up display, sensores de estacionamento traseiro, gancho de fixao para cadeiras infantis no banco traseiro, ar-condicionado digital de duas zonas, direo eltrica, vidros e travas eltricos, bancos dianteiros com regulagem de altura, volante revestido em couro com regulagem em altura e alcance e comandos do som, sistema de udio com MP3, entradas auxiliares e conexo Bluetooth, computador de bordo e piloto automtico.

A Griffe se diferencia visualmente pelo teto de vidro panormico (com rea de 1,60m) e de abertura da cobertura eltrica, bancos com revestimento em couro, sendo os dianteiros com aquecimento, retrovisor interno fotocrmico, sensor crepuscular e de chuva, persianas nos vidros traseiros, rebatimento eltrico dos retrovisores externos e sistema um-toque nos vidros eltricos traseiros (o Allure s tem nos dianteiros).

Mecanicamente, o maior atrativo do 3008 o motor 1.6 16v THP (Turbo High Performance), com turbocompressor, resfriador de ar e injeo direta de gasolina, que rende potncia de 156 cavalos. Ideal para o modelo em questo e tambm para as verses mais caras do Citron Aircross.

a Peugeot aderindo ao downsizing, que consiste na aplicao do turbo numa cilindrada menor para manter ou aumentar a potncia em troca de reduzir o consumo e a emisso de poluentes. O conceito j foi usado, sem este nome, no Brasil com o antigo motor 1.0 Turbo da Volkswagen. Voltou oficialmente com o 1.4 T-Jet da Fiat. Desenvolvido em parceria com a BMW, o 1.6 da Peugeot, mais moderno, j usado h mais tempo na Europa, como no cup RCZ.

Com o cmbio automtico sequencial de seis marchas (os outros da marca francesa vendidos aqui s tm quatro), o 3008 acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e alcana os 202 km/h de velocidade mxima. Bom desempenho.

Por se posicionar entre um monovolume, uma perua e um utilitrio esportivo (apesar de no ter trao integral e sim dianteira), o 3008 deve concorrer no mercado brasileiro com o C4 Picasso, Kia Carens, VW Jetta Variant, Kia Sportage, Hyundai ix35, Chevrolet Captiva e o Mitsubishi ASX.

Pelas caractersticas aqui relatadas, o Peugeot 3008 s precisa de uma trao integral para ser aprovado como um utilitrio esportivo. Pois no estilo, conforto, desempenho, versatilidade e espao interno ele passou com louvor.


Estilo - ****
Acabamento - *****
Espao interno - ****
Porta-malas ***
Motor - *****
Desempenho - ****
Consumo - *****
Segurana - ****
Conforto - *****
Preo - ****
Equipamentos de Srie - ****

FICHA TCNICA - PEUGEOT 3008 1.6 16V TURBO ****

Motor: transversal, 4 cilindros, gasolina, 1.598 cm, 16v, turbo, injeo direta, 156 cv

Acelerao de 0-100 km/h: 9,5 seg.

Velocidade Mxima: 202 km/h

Consumo Mdio: 14,1 km/l

Comprimento/largura/altura/distncia entre-eixos: 4,36/1,83 /1,63 / 2,61 m

Porta-malas: 432 litros

Preos: R$ 79.900 (Allure) e R$ 86.900 (Griffe)


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