LANAMENTO - FIAT BRAVO


Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgao


O Fiat Bravo demorou quatro anos para chegar ao Brasil. Tempo para a matriz italiana desenvolver um sucessor e deixar o nosso desatualizado. Ainda bem que, por enquanto, isso no aconteceu e ns, brasileiros, ainda temos dois anos para desfrutar da modernidade do novo hatch mdio, que chega para substituir o Stilo, que sai de linha.

Desde o Tipo, a Fiat tem tem alternado o estilo dos seus hatches mdios entre reto e arredondado. Reto no Tipo (1993-1997 no Brasil), arredondado no Brava (1999-2003), reto no Stilo (2002-2010) e agora volta a rechear de curvas o Bravo, que resgata o nome usado na verso duas portas do Brava e que quase chegou importado para o nosso pas em 1999. Estava pronto para embarcar pra c quando o dlar subiu e a montadora decidiu fabricar o notchback de quatro portas.

O interior totalmente moderno. Os bancos ficaram mais envolventes e com desenho mais anatmico. O acabamento espumado e emborrachado. A posio de dirigir e o espao interno traseiro so bons para quem tem menos 1,80m de altura. O porta-malas tem capacidade para at 400 litros. A novidade maior o GPS (Blue & Me Nav) embutido no painel, adotado pela primeira vez num carro fabricado no pas. Sim, o Bravo nacional. Um consolo para ns, que vamos perder a produo do novo Palio para a Argentina. Outra primazia o airbag para os joelhos. Pena que os dois novos itens so opcionais.





O novo Bravo foi lanado oficialmente na ltima quarta-feira, aqui no Rio de Janeiro, e j est disponvel para configurao no site da Fiat e chega s concessionrias nas prximas semanas em duas verses de acabamento: Essence e Absolute, ambas com motor E.torQ 1.8 16v, j usado em praticamente toda a gama da marca. Bicombustvel, rende 130 cavalos com gasolina e 132 cv com lcool. Em maro de 2011 chega o T-Jet 1.4 Turbo.




O Essence custa R$ 55.200 e traz de srie airbag duplo, ar-condicionado manual, direo eltrica com funo "City", roda em liga leve aro 16, faris de neblina com sistema cornering (ilumina a direo a ser seguida), freios a disco nas quatro rodas, controlador de velocidade, rdio CD com MP3, espelhos retrovisores externos eltricos, vidros eltricos dianteiros e traseiros com sistema one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura e profundidade, tampa do reservatrio de combustvel com abertura eltrica, Isofix (gancho para fixao de cadeirinha de criana), entre outros itens. O Essence com cmbio automatizado Dualogic sai por R$ 57.800.

Sua lista de opcionais inclui freios com ABS, ar-condicionado automtico, som Hi-Fi com subwoofer, Blue&Me ou Blue&Me NAV, volante de couro com comandos do rdio, teto solar eltrico Skydome, espelho retrovisor interno eletrocrmico, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, rebatimento eltrico dos retrovisores externos, descansa-brao dianteiro com vo refrigerado, descansa-brao traseiro, alm de bancos revestidos parcialmente em couro nas cores preta ou marrom. A verso Dualogic oferece, ainda, o comando do cmbio no volante, ou borboletas.


O Absolute ser vendido aos preos de R$ 62.250 e R$ 65.200, com o Dualogic. Este traz de srie o ar-condicionado automtico Dual Temp, Blue&Me, freios com sistema ABS (antitravamento), sensor traseiro de estacionamento, volante de couro com comandos do rdio, descansa-brao dianteiro com vo refrigerado, alm de descanso de brao central banco passageiro, rodas de liga-leve aro 17, maanetas e guarnies abaixo dos vidros cromados, tapetes em carpete com bordado Absolute, mais tecidos e detalhes de acabamento exclusivos. A lista de opcionais traz o teto solar eltrico Skydome, sensor de presso dos pneus, som Hi-Fi com subwoofer, Blue&Me NAV, Rdio NAV, sensores de estacionamento dianteiro, retrovisores externos com rebatimento eltrico, espelho interno eletrocrmico, sensores crepuscular e de chuva e bancos parcialmente revestidos em couro, mais os airbags kneebag, sidebags e windowbags.

O Bravo T-Jet custar R$ 67.700 e ter, alm de todos os equipamentos do Absolute, o cmbio de seis marchas, ESP (sistema de controle de estabilidade) com Hill Holder, rodas de liga leve exclusivas aro 17, boto Overbooster no painel (aumenta o torque quando pressionado), faris dianteiros escurecidos, sada da descarga dupla cromada, volante, pinas de freio pintadas de vermelho - pela primeira vez na gama Fiat -, freio de mo e pomo da alavanca do cmbio em couro com costuras vermelhas, pedaleira e apoia-p esportivos, spoiler, minissaia, alm de diversos detalhes de acabamento que diferenciam a verso esportiva do novo hatchback.

O cliente pode equipar o Bravo T-Jet com faris de xennio, sensor de presso dos pneus, teto solar eltrico Skydome, Rdio NAV, Blue&Me NAV, espelho interno eletrocrmico, sensores crepuscular e de chuva, som Hi-Fi com subwoofer, rodas em liga-leve 18 aro e pneus 225/40, bancos revestidos parcialmente em couro, mais os airbags kneebag, sidebags e windowbags.


O Bravo tem um preo razovel. mais barato do que o Chevrolet Vectra GT (R$ 57.291) e o Citron C4 (R$ 59.990). Mas custa mais do que um Ford Focus (R$ 53.430), um Nissan Tiida (R$ 50.990) e um Hyundai i30 (R$ 53.500). Isso entre os carros modernos, com estilo da ltima dcada. Que o Bravo faa bastante sucesso enquanto for igual ao modelo europeu.

FICHA TCNICA - FIAT BRAVO 1.8 16V FLEX

Motor: transversal, 4 cilindros, gasolina, 1.747 cm, 16v, 130 cv (gasolina) e 132cv (lcool)

Acelerao de 0-100 km/h: 9,9 (lc) e 10,3 (gas) seg.

Velocidade Mxima: 193 (lc) e 191 (gas) km/h

Consumo Mdio: 9,55 (lc) e 13,7 (gas) km/l

Tanque: 58 litros

Porta-malas: 400 litros

Comprimento/largura/altura/distncia entre-eixos:4,33 /1,79 /1,51 / 2,60 m

Preos: R$ 55.200 (Essence), R$ 57.800 (Essence Dualogic), R$ 62.250 (Absolute), R$ 65.200 (Absolute Dualogic) e R$ 67.700 (T-Jet)


0 nhận xét:

Đăng nhận xét

 
© 2010 Guscar Friend Link: