HISTRIA EM MINIATURA - MAZDA RX-7


Texto e fotos: Gustavo do Carmo


O cup esportivo japons Mazda RX-7 foi lanado em 1978. Ficou famoso por usar o motor rotativo Wankel, com um sistema de combusto interna que dispensa o pisto e a biela. O propulsor inventado pelo engenheiro alemo Felix Wankel (1902-1988) em 1924 e patenteado em 1933, usa um rotor em formato triangular, que trabalha com menos atrito, mais suavidade e silncio e economiza peas. No entanto, gasta mais combustvel, o que impediu o seu uso em larga escala. O RX-7 foi o segundo modelo mais famoso a usar este tipo de motor. O primeiro foi o NSU RO80, da extinta marca alem que deu origem a Audi e que foi Carro do Ano europeu em 1968.

O motor Wankel do primeiro RX-7 tinha 1.1 litro de cilindrada (juntava dois rotores de 573cm, somando 1.146cm e mesmo assim era a metade do volume de um motor comum), ainda usava carburador e rendia 105 cavalos de potncia. A Mazda adotou o motor exclusivo para criar um esportivo leve, um dos menos pesados da histria no segmento.

A carroceria tinha linhas retas e comportava 2+2 passageiros (dois na frente e dois atrs) no Japo. Nos Estados Unidos s tinha dois lugares porque a Mazda foi obrigada a instalar uma barra de segurana no meio da carroceria. O cap era baixo e os faris escamoteveis (escondidos). Concorreu com o Toyota Supra e o Nissan 280SX.

No final de 1985, aps vrios face-lifts da carroceria original, surgiu a segunda gerao, que j tinha o Wankel 1.3 com injeo eletrnica de combustvel, podendo ser aspirado (potncias de 145 e 160 cv) e turbo (182 e 202cv). O estilo ficou mais arredondado e foi inspirado no alemo Porsche 944. Detalhe que o novo RX-7 foi concebido para agradar aos norte-americanos, que ganhavam mais dois lugares atrs. O interior colorido foi trocado por um cinza escuro mais discreto. O RX-7 ganhou ainda uma verso conversvel em 1987.



Em 1991 foi lanada a terceira gerao, que o modelo da miniatura das fotos. Continuou com os faris escamoteveis das outras duas anteriores. As lanternas traseiras agora eram fum. As linhas gerais eram bem mais arredondadas. Ficou com estilo mais japons. Porm, diferente dos anteriores, o novo RX-7 agora s tinha dois lugares, inclusive no Japo. Tambm no tinha mais o conversvel. Seus concorrentes j evoluram para o novo Toyota Supra, o Nissan 300ZX e agora tambm tinha o Mitsubishi 3000GT.

Sua identidade, o motor Wankel, ainda era 1.3, mas j tinha dois turbocompressores e rendia 255 cavalos de potncia. Em agosto de 1992 a revista Quatro Rodas testou o modelo no Brasil e registrou acelerao de 0 a 100 km/h em 6,12 segundos, velocidade mxima de 239,6 km/h, frenagem a 120 km/h de 52,2 metros, nvel de rudo mdio de 66,1 decibis e consumo de 8,9 km/l, que no era to ruim.

O Mazda RX-7 chegou a ter uma srie especial de 273cv e foi levemente reestilizado em 1997, ganhando uma frente mais ondulada. Deixou de ser produzido em 2002, quando foi substitudo pelo RX-8, que ainda existe e chama ateno por ter quatro portas que se abrem para lados opostos, alm de ter voltado a ter quatro lugares.


0 nhận xét:

Đăng nhận xét

 
© 2010 Guscar Friend Link: