LANAMENTO - LIFAN LF320 E LF620

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgao


Lifan? Que marca essa, Gustavo? chinesa e est chegando ao Brasil para oferecer carros mais equipados com preos que os nossos nacionais deveriam custar: no mximo 42 mil reais. Vem se juntar s conterrneas Chana, Effa Motors e Chery por um lugar ao sol no nosso mercado.

Representada pela Effa Motors, fabricante do compacto M100, considerado o carro mais barato do Brasil, a Lifan comea importando do Uruguai dois modelos: o hatch "inspirado" no Mini Cooper LF320 e o sed mdio-grande, do porte do Toyota Corolla, LF620. Em breve, chegam a linha mdia LF520, nas verses hatch e sed, e um utilitrio esportivo. No nosso vizinho do Mercosul, os veculos so montados com peas chinesas.

A rede da nova marca oriental, que comeou a produzir carros em 2003, inicia suas atividades no Brasil com 55 concessionrias, com previso de 90 at o final de 2010. O Rio ter duas revendas.

LF320


Quem acha que o luxuoso Mini Cooper, releitura da alem BMW do famoso compacto ingls dos anos 60, no para a sua classe social vai encontrar no hatch LF320 uma alternativa bem mais em conta, por menos de 32 mil reais (o Mini custa R$ 89.700).

O LF320 engraadinho, porm a tentativa de imitar o clssico ingls sem deixar na cara o deixou desengonado e mais reto. O chins de Montevidu maior do que o original: comprimento de 3,74m (contra 3,69m), altura de 1,43m (contra 1,40). S a largura menor (1,62 contra 1.66m). Os detalhes que lembram o Mini so as colunas bem verticais, o cap longo, o teto branco de algumas verses, a grade e os faris ovalados, que no modelo chins tm formato de 8. O Lifan ainda tem quatro portas, ausente no Cooper, mas presentes no modelo Mini Countryman.


Quando se fala em carro chins a primeira coisa que vem cabea o mal acabamento interno. No Lifan 320 o preconceito diminui, mas no acaba. O painel bege e preto de linhas simples de plstico injetado. Me desagradou a parte inferior, cheia de quinas. Nas portas, as maanetas, o brao e o suporte do vidro eltrico so cromados, assim como a moldura das sadas de ar (circulares como nos carros nacionais). O teto e o assoalho so forrados por composto de espuma. O habitculo, de bancos claros e macios, apresenta melhor qualidade que o Celta e o Ford Ka. O nvel o mesmo do Uno. Mas fica abaixo do Gol, Palio, Fiesta, Sandero, Logan e Peugeot 207. Comparando a um conterrneo chins, o Lifan mais caprichado que o Chery Face. Alis, o acabamento interno melhor do que o externo, onde a grade dianteira e a calha do cap aparentam fragilidade.

Destaque para o quadro de instrumentos com iluminao azul e velocmetro digital. Decepo mesmo s no espao interno atrs, que acanhado para dois passageiros com mais de 1,70m. Na frente bom. O porta-malas tem capacidade para 300 litros, mas muito raso. Pelo menos, a tampa revestida de plstico por dentro, o que no acontece em alguns modelos luxuosos.



O LF320 tem motor Suzuki (madrinha da Lifan) 1.3 16 vlvulas, s a gasolina, que rende 88 cavalos de potncia, com 11.2 kgfm de torque. Motor flex como os concorrentes? No tem previso. O cmbio manual de cinco marchas.

Conhecidas as caractersticas vamos ao maior atrativo do Lifan 320: o custo-benefcio. Traz de srie, ar condicionado, direo hidrulica, vidros, travas e retrovisores eltricos, travamento automtico das portas em movimento, rdio com MP3 (no toca CD), abertura interna do porta-malas, banco traseiro rebatvel, desembaador do vidro traseiro, faris de neblina dianteiros e traseiros, freios ABS com EBD, airbag duplo, abertura interna das portas em caso de coliso, aviso de uso de cinto de segurana e portas abertas e rodas de liga-leve. Tudo isso por anunciados R$ 29.990. No entanto, o frete para o Rio, a pintura metlica e o licenciamento elevam o preo para R$ 32 mil.

Um Palio 1.4 (R$ 33.950), um Ford Fiesta Rocam 1.0 (R$ 32.240), um Chevrolet Agile (R$ 35.758), entre outros nacionais, custam menos do que o preo mximo e no trazem airbag e nem freios ABS. Alguns, muito menos, vm com ar condicionado e vidros e travas eltricos.



Pontos Fortes

+ Preo
+ Equipamentos de Srie
+ Conforto
+ Itens de segurana


Pontos Fracos

- Acabamento externo
- Espao interno
- Preo das revises
- Poucas concessionrias


FICHA TCNICA - LIFAN LF320 1.3 16V

Motor: 4 cilindros, transversal, gasolina, 16v,
1.342 cm, 88 cavalos
Velocidade mxima: 155 km/h
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,74 / 1,62 / 1,43 / 2,34 m
Porta-malas: 300 litros
Preos: R$ 29.990 / R$ 32.000 (com frete, pintura e licenciamento)




LF620


a boa surpresa da Lifan. Com 4,55m de comprimento por 1,70m de largura e 2,60m de distncia entre-eixos, o LF620 pouco maior que o Toyota Corolla (4,54m) e mais atraente que o 320. Tem at luzes de direo no retrovisor e faris auxiliares em led.

Quem no se importar pelo sed mdio-grande reunir conceitos de quatro modelos de geraes passadas em seu estilo (faris do Omega 2oo1, grade de Volkswagen 2005, lateral do Skoda Octavia 99 e traseira do antigo Kia Cerato) vai ficar doido por ele.

Tambm os menos exigentes vo adorar o interior do carro, com acabamento em imitao de alumnio, madeira e couro, presente de forma sinttica no revestimento dos bancos. O tecido que forra parte das portas perfurado e o painel, que lembra um Mercedes, coberto com plstico acolchoado. O carro tem apoio de brao na frente e atrs (rebatvel no encosto do meio) com porta-objetos e porta-copos. Outro destaque, o melhor deles, o porta-malas de 650 litros de capacidade.

Em comum com o compacto 320, o 620 tem o interior bege, os decepcionantes espao interno traseiro e acabamento externo e a mancada da falta de cinto de segurana e apoio de cabea para o passageiro central traseiro. No compacto d pra perdoar, mas num modelo de luxo?

Outro ponto fraco do Lifan 620 o motor 1.6 de 16 vlvulas, com apenas 106 cavalos. Pouco para um carro deste porte. E no falo isso por implicncia. O prprio fabricante promete acelerao de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos e 176 km/h de velocidade mxima. O cmbio manual de cinco marchas. Poderia ter um automtico opcional, n?

Assim como no hatch, o que vai garantir as vendas do 620 o seu atraente custo-benefcio. Por R$ 39.990 (com frete, pintura e emplacamento includos sobe para R$ 42 mil) o 620 traz ar condicionado manual (podia ser digital), trio eltrico, direo hidrulica, CD Player com entrada USB e comando no volante, chave com controle remoto, seis alto-falantes, banco do motorista e volante com regulagem em altura, banco traseiro rebatvel, abertura interna do porta-malas e tanque de combustvel, imobilizador, airbag duplo, freios ABS com EBD, acendimento automtico dos faris, abertura automtica das portas em caso de coliso, aviso de fechamento incorreto das portas, faris de neblina dianteiros e traseiros, break-light, luz nas portas, sensor de estacionamento e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

O Toyota Corolla custa no mnimo R$ 62 mil. O Vectra (4,58m), R$ 57.542. O Honda City, bem menor em comprimento no sai por menos de R$ 54 mil.

A garantia da Lifan de 3 anos, mas o preo de R$ 1.959 (preo de agosto) pelas revises bem salgado. Vale a pena fazer um negcio da China (desculpa o clich) com uma marca nova que oferece uma lista generosa de equipamentos de srie por um preo atraente e acabamento razovel?

Levando em conta o exemplo das marcas japonesas nos anos 80 e das coreanas da dcada de 90, se depender da Lifan, o preconceito contra os carros chineses acaba mais rpido.


Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento
+ Equipamentos de srie
+ Preo
+ Porta-malas
+ Conforto

Pontos Fracos

- Espao interno
- Motor
- Desempenho
- Falta de terceiro apoio para cabea e cinto de segurana de 3 pontos
- Preo das revises
- Poucas concessionrias



FICHA TCNICA - LIFAN LF620 1.6 16V
Motor: 4 cilindros, transversal, gasolina, 16v, 1.587 cm, 106 cavalos

Acelerao de 0 a 100 km/h - 14,2 seg,
Velocidade mxima: 176 km/h
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,55 / 1,70 / 1,49 / 2,60 m
Porta-malas: 650 litros
Preos: R$ 39.990 / R$ 42.000 (com frete, pintura e licenciamento)

0 nhận xét:

Đăng nhận xét

 
© 2010 Guscar Friend Link: