LANAMENTO - CHEVROLET MONTANA

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgao

Apesar de ainda atraente, a Chevrolet Montana j estava precisando de uma renovao. Afinal, foi lanada em 2003 e o modelo que lhe deu origem, o Corsa, agoniza convivendo com o seu provvel substituto, o moderno e argentino Agile.

Assim, a picape foi renovada e passa a seguir o estilo do novo compacto, tornando-se o segundo modelo do projeto Viva, que ainda ter um sed. Diferentemente do hatch, a nova Montana fabricada no Brasil, em So Caetano do Sul, SP.

Os faris e a grade dianteira enorme e separada por um friso na cor do carro, com o logo dourado da Chevrolet, so os mesmos do Agile. A diferena est no para-choque, que tem recorte mais moderno. A regio do habitculo, com o vidro-vigia atrs da porta, ainda lembra a antecessora. Na lateral a nova Montana ficou mais encorpada com o relevo da parte posterior indo at ao meio da carroceria, incorporando o degrau para os ps, que foi copiado pela VW Saveiro e a Peugeot Hoggar. Mas a traseira... Que decepo! A caamba ficou baixa e desengonada, com um vinco desnecessrio na tampa. J as lanternas ficaram pequenas e curvadas. Resumindo: ficou feia.

O interior, naturalmente, tambm segue a aparncia do Agile: linhas simples, detalhes cromados e muito plstico. O quadro de instrumentos tem iluminao azul. Os bancos esto mais aconchegantes e a posio do motorista mais alta, mas no houve evoluo no espao interno. Atrs deles s tem espao para uma mochila e algumas tralhas, apesar do volume de 164 litros. No se engane pela janelinha: a Montana no tem cabine estendida. S serve para melhorar a visibilidade, que at boa. A abertura do vidro traseiro foi invertida para melhorar a ergonomia.

Boa tambm a capacidade de carga. Os 758 kg superam a Hoggar, de 742. Mas o volume, de 1.100 litros, ainda fica atrs da picape franco-fluminense, de 1.151 litros. Para quem prefere transportar cargas longas, o comprimento da caamba de 1,64m. D para levar uma moto com segurana. O comprimento total do veculo de 4,51m. A largura de 1,70m e a altura, 1,58m. Maior que a Montana do Corsa.


A nova Montana chega ao mercado apenas com o motor 1.4 Econo.Flex do Agile. Bom para o hatch, mas fraco para a picape, que perdeu o propulsor 1.8 Powertrain e merecia uma opo mais forte para andar de caamba cheia. De oito vlvulas, rende 102 cavalos de potncia com lcool e 97 cv com gasolina. Vazia ela at anda bem: acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos e alcana os 170 km/h, segundo o fabricante, que tambm informa que a caminhonete percorre 13,6 km com um litro de gasolina e 9,7 km/l com lcool. Econmica.

O cmbio manual de cinco velocidades tem a primeira marcha mais curta e a quinta mais longa, e lubrificao permanente, o que extingue a necessidade de trocar o leo da transmisso.

Na construo estrutural houve um retrocesso. A Montana Agile trocou o subchassi que apoiava a suspenso dianteira, recurso usado na sua antiga gerao, pelo conjunto direto no monobloco da antiga Picape Corsa, de 1995 (o projeto vem do ano anterior com o hatch), que o mesmo do atual sed Classic, do Celta, Prisma e do Agile. Isso prejudicou a sua frenagem e o nvel de rudo. A Chevrolet justifica que economizou para oferecer mais equipamentos de conforto.

Realmente h uma boa oferta de equipamentos, mas muito deles opcionais e alguns mal distribudos. A Montana comea a ser vendida nas verses LS e Sport. A primeira a mais simples, voltada para o trabalho e se diferencia pelas rodas de ao, os faris sem mscara e coluna das portas na cor do carro.

A LS tem quatro configuraes. A bsica custa R$ 31.990 e s traz de srie protetores de caamba e de crter, aquecedor com display digital, brake-light, alerta de faris ligados, "follow me home", banco do motorista com regulagem de altura e preparao para som. A segunda sai por R$ 34.435 e adiciona direo hidrulica, computador de bordo, antena no teto, volante com regulagem em altura e barra de proteo no vidro traseiro. O terceiro pacote traz o ar condicionado com display digital mas controle manual e o banco do passageiro rebatvel. Custa R$ 37.653. Para ter alarme, vidros e travas eltricos preciso desembolsar R$ 39.933, o que corresponde ao valor com o pacote mais completo desta verso que ainda adiciona freios ABS e airbag duplo, itens que deveriam vir, pelo menos no primeiro pacote de opcionais. Pior foi colocar o vidro traseiro corredio nesta ltima configurao.

A verso Sport custa R$ 44.040. Traz tudo o que a LS completa tem e ainda acrescenta, alm do kit esportivo com rodas de liga-leve de 15 polegadas, barra de proteo no teto, frisos, maanetas e retrovisores na cor do veculo, faris e coluna das portas com mscara negra e lanternas fum, itens como faris de neblina, sensor de luminosidade, piloto automtico, CD player com funo MP3, bluetooth, entrada auxiliar USB e para iPod. Esta sim mais interessante em equipamentos e sai mais em conta em relao s concorrentes, principalmente a Fiat Strada. Capota martima, santantnio, rack de teto, rodas de alumnio aro 16, sensor de estacionamento e navegador com GPS integrado ao painel so acessrios.
As opes de cores so oito, incluindo a limitada Verde Jsper. A Montana foi renovada para enfrentar a modernidade das concorrentes Volkswagen Saveiro e Peugeot Hoggar, mas pisou na bola em alguns itens, como o estilo da traseira e a arquitetura da suspenso. Em compensao acertou na caamba e na posio de dirigir. Para qual lado vai pesar a balana do consumidor?

Preo **
Motor ***
Desempenho ***
Consumo ****
Segurana **
Conforto **
Caamba *****
Estilo ***
Acabamento ***
Assistncia ****
Espao interno **
Equipamentos de Srie ***



CHEVROLET MONTANA 1.4 ECONO.FLEX

Motor: 4 cilindros, transversal, flex, 8v, 1.389 cm, 102 cv (A) e 97 cv (G)
Acelerao de 0 a 100 km/h: 12 seg.
Velocidade Mxima: 170 km/h
Consumo mdio: 13,6 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (lcool)
Comprimento/largura/altura - 4,51/1,70/1,58 m
Caamba: 1.100 litros
Preos: R$ 31.990 (LS) e R$ 44.040 (Sport)



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