Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgao
Importado no Brasil desde 1995, o Kia Sportage era um pequeno jipe espartano por dentro e por fora. Virou um elegante utilitrio esportivo mdio em 2004 e agora chega sua terceira gerao como um crossover de design ousado e moderninho.
Apresentada no ltimo Salo do Automvel de So Paulo, a linha 2011 do SUV da marca sul-coreana j est venda no pas, pronta para enfrentar o primo Hyundai ix35, com o qual no tem nenhuma relao de amizade. S de projeto, j que a plataforma a mesma.
As linhas do novo Kia Sportage misturam arrojo e sobriedade. Arrojo pelos vincos na carroceria, desenho anguloso dos faris e lanternas horizontais, janelas laterais estreitas, linha de cintura alta e a grade "rosnar de tigre" (tpica da Kia com assinatura de Peter Schreyer), superando a gerao anterior e o irmo maior Sorento na traseira. Sobriedade nas linhas retas, colunas largas e em comparao com o ix35.
O modelo cresceu em quase todas as suas dimenses. Ficou nove centmetros mais comprido (4,44m), 15 cm mais largo (1,85m) e os eixos 10cm mais distantes (2,64m). Mas a altura diminuiu de 1,69 para 1,65m, assim como a altura em relao ao solo: de 19,5 para 17,2cm, o que justifica a mudana de seu perfil para crossover, assim como os ngulos de entrada e sada na faixa dos 28.
Por dentro, um painel tambm entre a moderno e o sbrio. Ficou melhor acabado, porm, mais discreto que o modelo anterior. A posio de dirigir ficou mais baixa. Os bancos esto mais envolventes e o espao interno bom para os passageiros de trs. Pena que o "convidado" do meio ficou s com o cinto abdominal, embora tenha ganho um apoio para a cabea. O porta-malas tem capacidade para 740 litros e ainda pode ser rebatido de forma bipartida para aumentar o espao at 1.547 litros.
O Sportage ter no Brasil, por enquanto, apenas o mesmo motor 2.0 16v do Hyundai ix35, da famlia Theta II. movido apenas a gasolina e tem 166 cavalos de potncia. O Flex deve chegar no ano que vem. O V6 ficou de fora. Se o mercado pedir, vem o 2.4 16v quatro cilindros do Sorento. O cmbio pode ser manual de cinco marchas ou automtico sequencial de seis. Tambm h duas opes de trao: dianteira e integral permanente.
So cinco verses de acabamento para o novo crossover. A mais bsica tem cmbio manual e trao 4x2. Vem com ar condicionado comum, direo hidrulica, computador de bordo, sensores de chuva e estacionamento, rdio e toca-CD com controle no volante e entradas para Mp3 e iPod, travas e vidros eltricos, volante com regulagem de altura, airbag duplo e freios ABS com EBD. As rodas de liga-leve so de 16 polegadas. Custa R$ 83.900. Com cmbio automtico, R$ 87.900
A intermediria com rodas de aro 18", cmbio automtico, ar condicionado digital de duas zonas, retrovisores eltricos, rebatveis e aquecidos, banco do motorista com ajuste eltrico, boto de partida start/stop, abertura das portas e alarme por sensor de presena, freio de estacionamento por pedal, bancos em couro, piloto automtico e controle de estabilidade sai por R$ 97.900.
Na verso mais completa h um dilema: por R$ 105.900 voc leva teto solar panormico eltrico, cmera e visor para manobra no retrovisor interno e 10 airbags. Mas no tem a trao 4x4, que est somente numa verso abaixo, ao preo de R$ 103.400.
O novo Kia Sportage um pouco mais barato do que o Hyundai ix35, o que mostra que a rivalidade ser maior entre eles do que com os outros SUVs do mercado, como o Honda CR-V, o Toyota RAV4, o Chevrolet Captiva e o Volvo XC60.
FICHA TCNICA - KIA SPORTAGE 2.0 16V
Motor: transversal, 4 cilindros, gasolina, 1.998 cm, 16v, 166 cv
Acelerao de 0-100 km/h: 12,7 seg. (revista Quatro Rodas)
Velocidade Mxima: 184 km/h (revista Quatro Rodas)
Consumo Mdio: 9,15 km/litro (revista Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/distncia entre-eixos:4,44 /1,85 /1,65 / 2,64 m
Porta-malas: 740 litros
Preos: R$ 83.900 (bsico) / R$ 87.900 (cmbio automtico) / R$ 97.900 (intermedirio) / R$ 103.400 (intermedirio 4WD) / R$ 105.900 (completo)
0 nhận xét:
Đăng nhận xét