Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgao
O carro que a Citron lanou para disputar o mercado dos aventureiros urbanos j est nas ruas. Seis meses depois de apresentar o Aircross no Em Breve no Brasil fao agora uma anlise da minivan com roupagem de utilitrio esportivo.
O Aircross a verso utilitria da futura nova gerao do C3 hatch, que ainda no chegou ao Brasil. Para viabilizar sua produo no estado do Rio de Janeiro, a montadora francesa usou a plataforma com melhorias da verso atual do compacto. A carroceria a mesma do C3 Pcasso, mas com a grade aberta no cap e emoldurada pelos frisos prolongados do emblema. No modelo europeu, o cap fechado. Ah, e claro, o nosso ganhou os apetrechos esportivos off-road como para-choques reforados, estribos, altura elevada, cromados com o nome do carro, bagageiro no teto, aeroflio e o estepe na tampa do porta-malas, alm da suspenso elevada.
O Brasil um mercado que acolhe veculos com aparncia fora de estrada, mas que no faz questo de trao integral por causa de custos. Por isso, a Citron preferiu apostar a nova gerao do C3 primeiramente neste segmento para depois arriscar com o C3 Picasso " paisana" (que vai se chamar Airdream) e mais tarde o C3 hatch convencional e o elegante DS3.
Estilo *****
Moderno e em sintonia com o exterior. Capaz at de motivar a matriz francesa a lanar uma verso igual na Europa. Chama ateno por onde passa. O para-brisa quase panormico o seu maior atrativo. Colunas prateadas em cada lado, na verdade o prolongamento do bagageiro longitudinal do teto, o dividem em trs. A lateral tem ampla rea envidraada e o nome do carro no para-lamas. Na traseira as lanternas so elevadas e a luz de r fica no para-choque arredondado, embaixo do estepe apoiado na tampa traseira.
Acabamento ****
Caprichado. Acima dos concorrentes Ecosport, Fiat Idea Adventure e Kia Soul. Encaixes bem-feitos e materiais agradveis ao toque. Os cromados da verso top Exclusive so de verdade. Tambm nesta verso o console central tem acabamento em black piano. Os bancos acomodam bem o corpo e apresentam boa densidade de espuma e malha perfurada no assento e no encosto para evitar escorreges com o couro. Pena que os plsticos so muito rgidos e o revestimento da porta no de tecido (artigo em extino) e sim de plstico.
O painel tambm poderia ter um desenho mais moderno. A aparncia ficou muito simples. Os trs difusores de ar com moldura prateada se destacam, mas lembram os carros populares do mercado brasileiro. O volante tem base plana. As verses GLX e Exclusive tm conjunto de bssola e inclinmetro, mas esta ltima pode ser equipada opcionalmente com navegador GPS integrado ao painel com tela de 7 polegadas.
Espao interno ***
Bom para a cabea. As pernas ficam bem acomodadas, mas muito altas, podendo gerar algum desconforto. A largura razovel.
Porta-malas ***
Tem 403 litros. Superior aos rivais, mas abaixo dos seds compactos. O estepe externo na tampa dificulta a sua abertura, apesar desta poder ser feita por controle remoto. Iria dar menos trabalho se a porta abrisse na horizontal, como no Ecosport.
Motor e cmbio **
O motor 1.6 16v Flex rende 110 cavalos com gasolina e 113 cv com lcool. Adequado para o C3 hatch atual e at o C3 Picasso. Mas para o Aircross no pegou bem. Ficou fraco por causa do peso (na faixa de 1.300 kg). Merecia um 1.6 mais moderno e mais potente ou at a verso 2.0 do C4. O cmbio manual de cinco marchas. Faltou uma opo automtica que deve ser lanada em breve.
Desempenho **
Prejudicado pelo peso e o motor 1.6 16v. Acelera de 0 a 100 km/h em 13,6 segundos, de acordo com a Quatro Rodas. A retomada de 80 a 120 km/h feita em 21,2 s pela mesma publicao.
Consumo *
Testado com lcool pela Quatro Rodas, combustvel que d mais desempenho mas gasta mais combustvel em troca, os nmeros do Aircross decepcionaram muito. Percorreu seis quilmetros com um litro na cidade e 8,1 km/l na estrada. Mdia de 7,05 km/l,
Antes de pensar nesta avaliao, fiz um levantamento com todos os carros testados pela revista da Editora Abril desde o segundo semestre de 2008 e o Aircross ficou em antepenltimo lugar. S mais econmico que os jipes Range Rover e Mercedes ML63, ambos V8. E gasta um pouco mais de combustvel do que o Jaguar XF V8.
Segurana **
Nmeros razoveis na frenagem e equipamentos de segurana triviais (airbags frontais e freios ABS) disponveis de srie apenas para a verso top Exclusive, que ainda oferece as bolsas laterais, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular como opcionais. A GLX pode ser comprada com airbag frontal parte. Tambm exclusivo da verso mais cara o apoio de cabea central, mas falta nesta o cinto de segurana de 3 pontos para o passageiro do meio.
Conforto ****
O Aircross tem um bom nvel de rudo. O para-brisa de vidro acstico, formado por uma pelcula com trs camadas. J citados, os bancos tm boa densidade de espuma. Ainda falando em maciez, a suspenso bem acertada, filtrando bem os desnveis do nosso cho e segurando o carro nas curvas. Os controles dos vidros esto posicionados nas portas.
Preo e Equipamentos **
O Aircross chega ao mercado brasileiro em trs verses de acabamento, todas com motor 1.6 16v Flex: GL (R$ 53.900), GLX (R$ 56.400) e Exclusive (R$ 61.900). Caros, mesmo a Citron justificando que pertencem a um segmento premium. S classifiquei como razovel porque a verso GL j traz de srie ar condicionado manual, direo hidrulica, trio eltrico, computador de bordo, cintos de segurana com limitadores de esforo e regulagem de altura, travamento automtico em movimento das portas programvel, porta-luvas refrigerado, banco traseiro bipartido e controle remoto das portas e travamento do estepe. Ainda assim faltaram os vidros eltricos traseiros, os airbags frontais e o banco do motorista com regulagem de altura, itens to ou mais importantes para uma verso bsica que o porta-luvas refrigerado e a programao da trava em movimento. Som mp3 com alto-falantes e entrada para iPod, comandos satlites na coluna de direo e marcador de temperatura externo so os nicos opcionais.
Dois dos trs itens importantes que faltaram no GL so de srie no GLX. Os airbags da frente so opcionais. A verso intermediria ainda adiciona faris de neblina, rodas de alumnio, revestimento dos bancos em veludo, funo um toque e sensor anti-esmagamento para os vidros eltricos do motorista, alm do sistema de som opcional para o GL.
Os cobiados airbags frontais, freios ABS com distribuio eletrnica de frenagem, piloto automtico com controle no volante, ar condicionado digital e bancos em couro so de srie na Exclusive, que tambm tem alarme antifurto, terceiro encosto de cabea do banco traseiro, apoio de brao dianteiro, mesinhas atrs dos bancos dianteiros e rdio com Bluetooth, USB e seis alto-falantes, que deveriam estar presentes na verso bsica.
Concorrentes **
Fiat Idea Adventure 1.8 16v Flex - R$ 59.010
Ford Ecosport 1.6 Flex - R$ 51.070
Kia Soul 1.6 -R$ 52.900
Nissan Livina X-Gear 1.6 16v SL - R$ 52.990
Peugeot 207 SW Escapade 1.6 -R$ 46.990
Volkswagen Crossfox 1.6 - R$ 48.600
Opes de cores
Branco (lisa), prata, ferrugem, areia, grafite, vermelho e preto (metlicas, a R$ 710)
FICHA TCNICA - CITRON AIRCROSS 1.6 16V FLEX ***
Motor: 4 cilindros, transversal, cilindrada, 16v, 110 (G) /113 cv (A)
Acelerao de 0 a 100 km/h: 13,6 segundos (segundo a revista Quatro Rodas, com lcool)
Consumo mdio: 7,05 km/l (segundo a Quatro Rodas, com lcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,28 / 1,72 / 1,69 / 2,54 m
Porta-malas: 403 litros
Preos: R$ 53.900 (GL), R$ 56.400 (GLX) e R$ 61.900 (Exclusive)
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