HISTRIA - AERO WILLYS



Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Gustavo do Carmo e Divulgao

A Willys-Overland do Brasil iniciou suas atividades em 1954, montando o Jeep Universal, o veculo que a matriz americana, fundada em 1907, projetou para a locomoo dos soldados na Segunda Guerra Mundial.

Em 1959, com incentivo do governo de Juscelino Kubitschek para impulsionar a indstria automobilstica nacional, a Willys comeou a produzir o Dauphine, sed compacto oriundo da Renault francesa, que foi seu primeiro carro de passeio em nosso pas.

Finalmente, em 1960, para ampliar o leque de opes da montadora, foi lanado o sed luxuoso Aero. O nome dos modelos vinham antes da marca e, portanto, ficou mais conhecido como Aero Willys.

O Aero era uma linha de veculos lanada nos Estados Unidos em 1952. Com chassi monobloco e carroceria de duas ou quatro portas, com ou sem coluna central e motor de quatro ou seis cilindros em linha, o modelo tinha estrutura comparada aos modernos avies a jato, conceito chamado de aeroframe, da o seu nome. L, tinha as verses Lark, Wing, Ace e Eagle. Depois surgiu o cup Bermuda, cuja frente do modelo 1955 foi adotada no Aero Willys brasileiro, que s tinha quatro portas.
A dianteira tinha uma abertura na parte de cima e uma grade na parte inferior. Tudo cromado e envolvido por um nico de par de faris redondos, tambm com moldura prateada, assim como o para-choque. A lateral era arredondada. Mesmo conceito usado na traseira, cujo vidro era envolvente (nos Estados Unidos era opcional). Media 4,70m de comprimento, 1,59m de altura e 1,82m de largura.

No interior, os bancos acomodavam seis pessoas: o motorista e dois caronas na frente e trs passageiros atrs. O painel era simples, com um nico instrumento - o velocmetro, que agrupava os marcadores de temperatura e combustvel, luzes-espia, cinzeiro e o porta-luvas. Para 1962 recebeu estofamento no painel, assim como novas rodas, calotas, frisos nas laterais e cores (deixava de ser bicolor, em estilo "saia e blusa").

O cmbio tinha trs marchas. As maanetas e manivelas dos vidros eram cromadas. O porta-malas tinha capacidade aproximada para 460 litros. O motor era o mesmo do Jeep, com seis cilindros em linha de 2.6 litros, carburao simples, que rendia 90 cavalos de potncia. O concorrente principal era o Simca Chambord.
Em outubro de 1962 foi apresentado no Salo do Automvel de So Paulo um Aero Willys inteiramente novo, chamado 2600. As linhas arredondadas americanas dos anos 5o deram lugar ao estilo quadrado e reto da nova dcada, projetado no Brasil.

Porm, a suspenso, direo e o motor continuavam vindo do Jeep. No entanto, o bloco ganhou mais um carburador e a potncia subiu para 110 cavalos. O interior passava a ter revestimento em madeira jacarand e trs mostradores no painel.

Em 1965 a traseira foi levemente alterada e os freios ficaram menos duros. No mesmo ano, a Willys decidiu criar uma verso de luxo do Aero, chamada Itamaraty, em homenagem ao Palcio de Braslia. Vinha equipada com itens sofisticados para a poca, como bancos em couro e ar condicionado. A grade dianteira se diferenciava do Aero comum por ser inteiria em vez de dividida. Era considerado um palcio sobre rodas. Outra verso ainda mais luxuosa seria apresentada no Salo de So Paulo de 1966, o Itamaraty Executivo, que nada mais era uma limousine, com carroceria alongada em parceria com a Karmann-Ghia.
O Executivo aumentou o comprimento de 4,81m para 5,52m. A verso top Especial tinha capacidade para oito passageiros (seis mais dois bancos retrteis) e era equipada com vidro de comando eltrico separando o compartimento do motorista da parte traseira, rdio com quatro faixas de onda, toca-fitas, apoio mvel para os ps, detalhes de acabamento em jacarand macio, vidros escurecidos e ar-condicionado -- direcionado, naturalmente, ao compartimento traseiro.
Pena que o motor ainda era o mesmo 2.6 de 110 cv. Mas no segundo ano de produo a Willys adotou um 3.0 de carburao dupla e 132 cavalos de potncia. Novamente a grade foi modificada.

Em 1967 a Willys-Overland foi comprada pela Ford. O Aero Willys Itamarary chegou a receber um motor de 140 cavalos de potncia, mas saiu de linha em 1972, para abrir espao para o Ford Galaxie.


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