EM BREVE NO BRASIL - NISSAN MARCH E SUNNY





Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgao

Desde o incio da dcada passada, a Nissan vem amadurecendo no mercado brasileiro. Sem contar as picapes e utilitrios esportivos, segmentos nos quais especialista, a marca japonesa de propriedade da francesa Renault vem ganhando terreno entre os seds mdios (Sentra e Tiida Sedan), hatches mdios (Tiida) e monovolumes (Livina).

Com o March e o Sunny a Nissan pode consolidar a sua presena no pas a partir de 2011. Ao contrrio do que o nome em ingls sugere, o hatch compacto no chega em maro. Somente no segundo semestre. J o sed deve ser lanado no final do ano ou no incio de 2012.

O March a quarta gerao de um modelo lanado em 1984. Na Europa ele chamado de Micra e, em sua segunda verso, foi eleito o Carro do Ano no velho continente em 1993. Aqui, ele deve se chamar March e ser importado do Mxico, da fbrica de Aguas Calientes, junto com o Sunny.

Suas linhas arredondadas ficaram mais simples que o modelo anterior, de 2002. Na cabea dos executivos da Renault/Nissan, o mercado brasileiro e de outros pases emergentes no aceita muita ousadia no estilo. No entanto, realmente, o March passado era feio. Os faris ficaram redondos e a grade mais convencional no cap. Na traseira, lanternas verticais, que lembram aquela gerao de 1993. O interior ser simples e de acabamento plstico.

O March tem 3,78m de comprimento, 1,66m de largura e 1,53m de altura. do porte de um Celta, mas deve concorrer com o Agile, o Sandero, o novo Palio e o Gol. O volume do porta-malas muito baixa: apenas 226 litros, capacidade que deve ser compensada pelo bom espao interno para os passageiros.

O compacto deve trazer equipamentos de srie convencionais como ar condicionado, trio eltrico, computador de bordo, e airbags frontais. Diferenciais devero ser a direo eltrica e a oferta de opcionais como freios ABS, airbags laterais e controle de estabilidade. Se a Nissan quiser inovar mesmo deve oferecer sistema de abertura e partida sem chave (indito na categoria) e sensor de estacionamento com medidor de vagas, um sistema mais simples do que o Park Assist do Volkswagen Tiguan.



O March ter duas opes de cilindrada do motor, isso j certo: o 1.0 16v Hi-Flex da Renault e um 1.6 16v, tambm bicombustvel, s que, talvez, exclusivo da Nissan. De olho no sucesso dos cmbios automatizados, a marca japonesa pode oferecer um cmbio CVT como opcional.

J o sed Sunny, apesar de usar a mesma plataforma, , ao mesmo tempo, mais sofisticado e conservador. Alm do bvio terceiro volume, h diferenas na dianteira e no interior. Os faris so em formato de gota e a grade ainda mais comum. Na traseira as lanternas lembram um bumerangue. O interior mais caprichado e o formato do console mais quadrado, inclusive os difusores de ar. O Sunny dever ter apenas o motor 1.6 16v.

Ele foi apresentado no Salo de Guangzhou, na China, no final de dezembro, e l que ele comea a ser vendido primeiro. Aqui, provavelmente, substituir o Tiida Sedan e concorrer com o Ford New Fiesta, o Honda City e o futuro Volkswagen Polo renovado. Sua vinda ainda no est 100% confirmada. Apenas est nos planos da filial latino-americana.

Se a Nissan vai conseguir conquistar o mercado s o tempo dir. O Sunny ser mais uma opo para esquentar o mercado, mas com o lanamento do Micra, a esperana que as tradicionais montadoras acordem e atualizem seus populares. E que a Nissan atualize o Micra com uma nova gerao quando chegar a hora e no faa como a sua irm Renault, que deixou o Clio velho e agonizante no mercado.



0 nhận xét:

Đăng nhận xét

 
© 2010 Guscar Friend Link: